A Sabedoria Celestial e a Sabedoria Terrena !
Nos dias de hoje cada vez mais temos acumulado informações e deixado de entender os princípios fundamentais da vida e a sua aplicação de forma inteligente e sensata, negligenciando a nossa capacidade de avaliar situações importantes e as consequências das ações e decisões tomadas.
Se tivermos em nossas mãos um smartphone que contenha acesso às redes sociais e a um aplicativo de buscas, se possível com inteligência artificial, vamos nos sentir os mais entendidos de tudo neste mundo, porém, isso nos têm feito esquecer que a verdadeira sabedoria vem do alto.
📖 Tiago 3:13-17 – … a sabedoria lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, gentil, amigável, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento.
Primeiramente é “pura”, porque é livre de imoralidades, livre de motivações egoístas e pecaminosas; “pacífica”, porque tem disposição para a solução de problemas sem violência, mas com tranquilidade e compreensão; “gentil” e porque é amável, bondosa e pronta para se submeter à vontade de Deus; “amigável” é porque não é dominada por ideias ou argumentos, mas é conduzida pela verdade da Palavra de Deus; é “cheia de misericórdia e de bons frutos”, porque teve o seu amor provado pelas ações produzindo boas obras; “imparcial” porque não tem preconceitos e nem faz acepção de pessoas; e sem “fingimento”, porque não tem hipocrisia procurando sempre a agradar a Deus e não aos homens.
Assim como os gregos personificaram Sofia como a deusa da sabedoria, será que diante destas pistas que Tiago nos dá poderíamos personificar, verdadeiramente, a nossa sabedoria que vem do alto ?
📖 Provérbios 8:16-21 – “¹⁶ Por meio de mim governam os príncipes, os nobres e todos os juízes da terra. ¹⁷ Eu amo os que me amam; os que me procuram me encontram. ¹⁸ Riquezas e honra estão comigo, bens duráveis e justiça. ¹⁹ O meu fruto é melhor do que o ouro, do que o ouro refinado; e o meu rendimento é maior do que a prata escolhida. ²⁰ Ando pelo caminho da justiça e sigo as veredas do juízo, ²¹ para dotar de bens os que me amam e encher os seus tesouros.”
A Sabedoria é fonte da autoridade legítima e aos que a buscam tem acessibilidade a ela conforme a fome e a sede espiritual de cada um e a promessa certeira de que a achando desfrutarão de riquezas verdadeiras, porque quem a ama recebe não só a plenitude material, mas abundância de propósito, paz e de comunhão com Deus.
Em resumo a Sabedoria é existente desde a Eternidade participando ativamente da ação criadora de Deus:
📖 Provérbios 8:22 23 – “²² O Senhor me possuía no início da sua obra, antes das suas obras mais antigas. ²³ Fui estabelecida desde a eternidade, desde o princípio, antes do começo da terra”
Qual seja, quando Deus lançava os fundamentos da terra, regozijava-se com a Sabedoria, o que nos faz lembrar do versículo de João 1:1-5 que diz
¹ No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. ² Ele estava no princípio com Deus. ³ Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. ⁴ A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. ⁵ A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.”
Conclusão:
Jesus, o Verbo Eterno, que é a Sabedoria encarnada e que estava com o Pai antes da fundação do mundo nos faz um apelo urgente, um convite solene e uma advertência grave:
📖 Provérbios 8:32-36 – “³²Agora, meus filhos, escutem o que eu digo, porque felizes são os que guardam os meus caminhos. ³³ Ouçam o ensino, sejam sábios e não o rejeitem. ³⁴ Feliz é aquele que me ouve, vigiando dia após dia diante das minhas portas, esperando na entrada da minha casa. ³⁵ Pois quem me encontra encontra a vida e alcança favor do Senhor. ³⁶ Mas quem peca contra mim violenta a própria alma. Todos os que me odeiam amam a morte.”
A nossa Oração:
É que possamos nos apropriar da Cruz de Cristo, aparentemente fraca e absurda para o mundo, foi o ápice da Sabedoria de Deus e que Jesus não seja apenas o portador da Sabedoria, mas que seja a própria Sabedoria em cada um de nós para nos revelar o sentido da vida, o propósito de Deus e o caminho para a eternidade, sendo através Dele Justificados diante de Deus. Aceitos como justos. Não por mérito, mas por Sua graça! Separados para Deus num Processo contínuo de transformação pelo Espírito sendo Cristo tudo em todos.
Deus os abençoem !
Pr A. Carlos
