Mente Transformada sem desvios e intercepções perturbadoras

Vivemos em um mundo cheio de informações, desafios e distrações que podem facilmente nos desviar daquilo que realmente importa. Muitas vezes, nossa mente se vê sobrecarregada por preocupações, incredulidade e dúvidas. No entanto, a Bíblia nos dá um princípio poderoso para transformar nossa forma de pensar e, consequentemente, a maneira como vivemos:
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Filipenses 4:8)
Este versículo não é apenas um conselho, mas uma chave espiritual para uma vida mais equilibrada e cheia de propósito. Vamos refletir sobre como podemos aplicá-lo em nosso dia a dia.

1. Escolha o que Alimenta sua Mente

O que consumimos diariamente impacta diretamente nossos pensamentos e emoções. Notícias negativas em excesso, conteúdos tóxicos nas redes sociais e conversas desnecessárias podem nos encher de medo e ansiedade. Em vez disso, devemos buscar aquilo que fortalece nossa fé e edifica nossa alma.

O que tenho permitido ocupar minha mente? Meus pensamentos refletem aquilo que Deus deseja para mim?

2. A Força da nossa fé e da gratidão

Pensar no que é “amável” e “de boa fama” nos leva a cultivar um coração grato. A gratidão nos ajuda a enxergar as bênçãos em meio às dificuldades e nos mantém firmes em Deus. Quando focamos no bem, temos mais paz e clareza para enfrentar desafios.
Reserve um tempo do seu dia para listar três coisas pelas quais você é grato. Isso ajuda a manter sua mente alinhada com os princípios de Filipenses 4:8.

3. Purificando Nossos Pensamentos

Muitas vezes, lutamos contra pensamentos que nos desmotivam, nos fazem sentir indignos, criam medos e ansiedades imaginárias, pânico ou nos afastam de Deus. Filipenses 4:8 nos convida a substituir esses pensamentos por aquilo que é puro e verdadeiro. Isso não significa ignorar problemas, mas confiar que Deus está no controle e nos fortalecerá para enfrentá-los.

4. Praticando no Dia a Dia

Viver Filipenses 4:8 é um exercício diário. Podemos começar escolhendo melhor nossas palavras, sendo mais intencionais no que ouvimos e assistimos e nos rodeando de pessoas que nos aproximam de Deus. Pequenas mudanças na forma como pensamos geram grandes impactos em nossa caminhada cristã.
Pensamentos alinhados com a Palavra de Deus nos fortalecem, trazem paz e nos ajudam a viver com propósito. Que possamos aplicar esse princípio diariamente e experimentar uma transformação genuína na nossa maneira de viver e enxergar o mundo.
Vamos juntos pensar adequadamente e gerar excelentes frutos

Um grande abraço em seu coração!
Pr Joao Wojcicki

Alimentando-se do Pão Espiritual
  • Uma refeição diária !

Queridos irmãos, graça e paz!
Nos tempos Bíblicos o pão era o alimento básico. A panificação era praticamente uma atividade diária de uma casa e as pessoas se nutriam do trigo e da cevada em forma de pão.
Era tão importante e tão elementar ter um pedaço de pão em casa que certa vez Jesus até contou isso em forma de uma parábola dizendo qual é o homem que o filho lhe pedir pão vai lhe dar pedra (Mt 7:9).
E apesar do Pai conhecer todas as nossas necessidades, notadamente em relação à nossa própria subsistência, Jesus nos instruiu a orar ao Pai pedindo a Ele para que nos supra diariamente as nossas necessidades :

📖 Mateus 6:11“o pão nosso de cada dia dá-nos hoje;”

Com efeito, trata-se de um reconhecimento diário de que não conseguiremos nem mesmo um pão se não vier de Deus. Porque é o Pai que dá o pão, o emprego, a energia, a saúde, a vida. Não pensemos que somos autossuficientes.
E antes mesmo de Jesus nos ensinar tudo isso, podemos nos lembrar de que Deus também já havia enviado o maná, como alimento que caía diariamente do Céu e nutriu o povo de Israel durante os 40 anos em que viveu no deserto. E o interessante disso é saber que quando pela primeira vez os filhos de Israel viram o maná, se perguntavam entre si o que era aquilo ? E então…

📖 Êxodo 16:15“Disse-lhes Moisés: Isto é o pão que o Senhor vos dá para vosso alimento.”

Por isso, ao desfrutar do maná o povo dizia que estava comendo “o pão que desceu dos céus”.
Agora, no entanto, Jesus vem até nós e nos diz que Ele é o pão vivo que desceu dos Céus:

📖 João 6:51 “Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente;”

E ainda

📖 João 6:35“Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome;”

Tendo, portanto, isso em mente e olhando novamente para a oração que Jesus nos ensinou, aprendemos, tanto a

  • pedir, como uma criança totalmente dependente do Pai, “o pão nosso de cada dia dá-nos hoje”
  • a crer, na condição de filhos e filhas de Deus, que Ele certamente irá nos atender, uma vez que a única barreira que havia entre nós e o Pai, era o pecado e que agora pode ser extirpado pelo arrependimento sincero e pelo sangue de Jesus derramado na Cruz em nosso favor.

Conclusão:

Não nos esqueçamos portanto de que o “pão nosso de cada dia” deve representar o nosso “maná diário”, que não pode ser guardado para amanhã, uma vez que todos os dias somos confrontados a enxergar, além do aspecto físico do pão, a dimensão espiritual que paira sobre as nossas vidas.
Que o derramar diário desse pão, possa despertar em nós a gratidão e a confiança inabalável na bondade do Pai e no sacrifício feito por Jesus na Cruz para nos Salvar.
Apenas pedir o pão para a nutrição do nosso corpo e para a satisfação das nossas necessidades básicas não nos basta, mas que venhamos também a buscar a comunhão e a intimidade com o nosso Pai para que Ele nos conceda o mantimento espiritual que vai nos fortalecer em todo o nosso caminhar diário.

A nossa Oração:

Pai, obrigado porque fielmente tem suprido o pão de cada dia. Ajuda-nos a descansar em ti e dá-nos, hoje, o pão de que precisamos, em Cristo Jesus, o pão vivo, que desceu do céu. 

Deus os abençoem!
Pr Antonio Carlos

Moldurar ou Desmoldurar?

Uma abordagem espiritual significativa.

Queridos irmãos, graça e paz!
A vida cristã é um convite à transformação. Muitas vezes, nos apegamos a padrões humanos que limitam nossa caminhada com Deus. Mas a Bíblia nos ensina que precisamos moldurar nossa mente segundo a vontade do Senhor e desmoldurar aquilo que nos aprisiona.

📖 Romanos 12:2“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Devemos moldurar nossa fé em Cristo, fixando nossos olhos no que é eterno (2 Coríntios 4:18), e desmoldurar aquilo que impede nosso crescimento espiritual, como tradições vazias ou padrões que não refletem o caráter de Deus (Mateus 9:16-17).

📖 João 8:32“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”

Que possamos viver essa liberdade em Cristo, renovando nosso entendimento a cada dia e caminhando na plenitude do propósito divino.

Moldurar ou Desmoldurar à Luz das Escrituras.

A ideia de moldurar ou desmoldurar à vida espiritual como a forma pela qual enxergamos e interpretamos a realidade à luz da Palavra de Deus. Enquanto “moldurar” pode significar enquadrar a vida dentro da vontade divina, “desmoldurar” pode representar a renovação da mente e a libertação de padrões humanos que não condizem com a verdade bíblica.

1. Moldurar segundo a visão de Deus

📖 Romanos 12:2“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Esse versículo nos ensina que devemos moldurar nossos pensamentos e atitudes de acordo com a vontade de Deus, e não conforme os padrões do mundo.

Colossenses 3:2“Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra.”

➡️ A nossa mentalidade precisa ser moldurada pelas realidades espirituais e eternas, e não apenas pelas circunstâncias terrenas.

2. Desmoldurar para a liberdade em Cristo

📖 Mateus 9:16-17“Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, pois o remendo forçará a roupa, tornando pior o rasgo. Nem se põe vinho novo em odres velhos; do contrário, os odres se rompem, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas põe-se vinho novo em odres novos, e ambos se conservam.”

➡️ Jesus ensina que a novidade do Reino de Deus exige desmoldurar velhos padrões religiosos e tradições humanas para dar espaço à verdadeira transformação.

João 8:32“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”

➡️ Conhecer a verdade de Cristo nos liberta das molduras enganosas do mundo e nos conduz à vida abundante.

3. Equilíbrio: Moldurar o que é eterno e desmoldurar o que aprisiona

📖 2 Coríntios 4:18“Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.”

Devemos moldurar nossa vida nas promessas de Deus, fixando nosso olhar na eternidade, e desmoldurar tudo aquilo que nos prende ao que é passageiro.

📖 Gálatas 5:1“Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a um jugo de escravidão.”

➡️ Desmoldurar é também romper com qualquer legalismo ou opressão que nos afasta da liberdade que Cristo nos concedeu.

Conclusão

A vida cristã é um equilíbrio entre moldurar nossas mentes e corações na Palavra de Deus e desmoldurar padrões errados, tradições sem fundamento e crenças limitantes. Assim, seguimos o chamado de Cristo para uma vida transformada, livre e direcionada para o propósito eterno.

Um grande beijo em seu coração! Sigamos…
Pr Joao Wojcicki