O Último Chamado
Texto base: Atos 2 : 17-21
E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos;
18 E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão;
19 E farei aparecer prodígios em cima, no céu; E sinais em baixo na terra, Sangue, fogo e vapor de fumo.
20 O sol se converterá em trevas, E a lua em sangue, Antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor;
21 E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
Em uma pequena cidade esquecida no interior, os moradores começam a vivenciar fenômenos inexplicáveis. Tudo começa com uma jovem chamada Sara, que, após um sonho vívido, passa a ter visões de acontecimentos futuros e ouvir uma voz que lhe diz: “Levante-se e fale, pois o Espírito será derramado sobre todos.”
Ao mesmo tempo, idosos na cidade começam a relatar sonhos com mensagens misteriosas, enquanto jovens afirmam ver sinais no céu – nuvens em formato de chamas e um luar avermelhado, como se a própria criação estivesse falando. As pessoas, inicialmente céticas, não conseguem ignorar os sinais: terremotos repentinos, flashes de luz sem origem aparente e um eclipse inexplicável que escurece o sol ao meio-dia.
Uma jovem chamada Tereza , tomada pela coragem de algo maior, se junta a um grupo de moradores impactados pelos sinais e começa a profetizar em praça pública. Suas palavras são cheias de esperança, mas também de alerta: “O tempo está próximo. O grande dia do Senhor vem, e Ele está chamando todos à salvação!”

Enquanto isso, do outro lado da cidade, um cientista chamado Henrique tenta explicar os eventos com base em teorias naturais, mas, à medida que os sinais se intensificam – rios ficando vermelhos como sangue e um fogo sobrenatural no horizonte que não consome nada –, ele começa a questionar sua descrença.
O clímax ocorre em um dia quando a cidade inteira presencia um fenômeno celestial: o céu se parte em cores deslumbrantes, enquanto uma voz ecoa em seus corações, dizendo: “Invoquem Meu nome, e serão salvos!”
Aqueles que reconhecem o chamado sentem uma paz inexplicável e veem a transformação começar em suas vidas. Outros, ainda resistentes, são confrontados com o peso de suas escolhas.
Conclusão para refletir:
A história de Tereza e sua cidade nos lembra da promessa em Atos 2:17-21. Deus derrama Seu Espírito sobre todos, chamando-nos para uma decisão em tempos de crise. Sinais podem ser vistos ao nosso redor, mas será que estamos atentos? Mais do que o medo do desconhecido, o texto nos aponta para a esperança: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo!” Talvez seja hora de ouvirmos os sinais ao nosso redor e nos voltarmos para a promessa de vida eterna.
Decisões são importantes em nossa jornada, mas a mais relevante é a nossa própria Salvação. Pense nisso e permaneça !
Pr joao Wojcicki
